Como as pessoas deixam a casa fresca na Arábia Saudita sem usar ar-condicionado num calor de mais de 40º C

Como as pessoas deixam a casa fresca na Arábia Saudita sem usar ar-condicionado num calor de mais de 40º C

Não é nenhuma novidade que diversos estados do Brasil atinjam temperaturas altíssimas durante o verão, mas nós não somos o único país que passa por isso. A Arábia Saudita, por exemplo, sofre com temperaturas que podem ultrapassar 45º C durante a estação mais quente do ano e, por isso, eles também usam técnicas baratas e práticas para deixar as casas menos quentes sem aumentar a conta de energia elétrica usando o ar-condicionado o tempo todo. O melhor é que muitas dessas técnicas podem ser usadas em casas brasileiras, então vem aprender como diminuir a sua conta de luz deixando a casa mais fresca com essas dicas.

Dicas sauditas para deixar a casa mais fresca e diminuir o consumo de energia elétrica

O portal argentino TN explica que essas práticas adotadas em casas da Arábia Saudita permitem suportar o calor do deserto de forma mais econômica e sustentável, sem depender exclusivamente de ar-condicionado, por exemplo.

1. Usar tinta térmica refletiva nos tetos e paredes da área externa das casas

Pintar os tetos e paredes das áreas externas das casas usando tinta térmica refletiva é um dos métodos mais populares na Arábia Saudita e que pode ser adotado no Brasil.

Essa tecnologia já chegou por aqui, e o que ela faz é refletir os raios UV provenientes da luz solar, impedindo que o teto e as paredes absorvam o calor. Como não há absorção total do calor, a transferência para o ambiente interno é ainda menor, o que colabora para deixá-lo mais fresco.

2. Instalação de painel solar com estrutura de sombra

 

Outra prática muito usada na região é a instalação de painel solar não só para a captação de energia elétrica de forma sustentável e mais econômica, mas também para criar sombra nos tetos dos prédios e residências. Para isso, é necessário que a estrutura gere sombra, agindo como protetor térmico e permitindo que o ambiente fique mais gostoso.

3. Parede dupla nas fachadas das casas

Pode parecer inusitado, mas o que muitas casas sauditas têm são duas paredes para compor a fachada. Essa é uma prática arquitetônica que permite a circulação de ar entre a primeira parede da fachada, normalmente de cobogó, e a segunda parede, que é efetivamente a divisória entre a parte externa e interna da casa. No espaço entre elas, o ar circula e diminui o calor entre a primeira parede e a segunda, diminuindo a temperatura na área interna da casa. Ou seja, esse método age como isolante térmico natural.

fonte: www.msn.com

deixe seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.