Selecione sua Região Aqui.
A Prefeitura de Belo Horizonte já retirou 621 carros abandonados das ruas da capital desde março do ano passado, quando o trabalho, que faz parte das ações de combate à dengue, zika e chikungunya realizados pelo município, teve início. Este ano já começou com a intensificação das ações e 20 veículos em estado de abandono já foram retirados das vias da cidade.
Considerando o período desde o início dos trabalhos, a média é de mais de 13 veículos removidos por semana das ruas. Dos 621 veículos recolhidos, 130 foram para o pátio da BHTrans e os proprietários retiraram outros 491 após serem notificados.
Com o período chuvoso, os veículos em estado de abandono podem se tornar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por isso é importante que a população denuncie os locais, para que sejam realizadas vistorias, identificando os veículos, e assim iniciar a retirada deles das vias da capital.
“Mais de 86% dos focos identificados na nossa cidade estão em ambiente domiciliar, ou seja, dentro das residências das pessoas. Por isso, estamos pedindo a colaboração de cada um para verificar possíveis acúmulos de água em pratinhos de plantas, recipientes e calhas, além de conferir se as caixas d’água estão corretamente vedadas. Tirando 10 minutos por semana para essas ações já é possível apoiar nessa luta contra o Aedes aegypti”, ressaltou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond